Página:A escravidão no Brasil e as medidas que convem tomar para extinguil-a sem damno para a nação.pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre
AO PUBLICO.


As questões sociaes, do mesmo modo que as politicas, não podem ser convenientemente resolvidas senão pela discussão.

É do choque das idéas que sae a luz da verdade.

É no desencontro das opiniões individuaes, que se pôde basear a synthese de um verdadeiro systema, que aproveite a humanidade. Nenhuma questão, segundo penso, reclama tão seriamente a attenção de quem se interessa pelo bem estar e futuro do paiz, como a da emancipação da escravatura.

Os maiores interesses, e interesses de todas as ordens, lhe estão intimamente ligados, e reclamão uma solução tão prompta, quanto maduramente reflectida.

Apesar de recolhido ao remanso da vida privada, eu não perdi os estímulos do cidadão brasileiro; e como tal não posso ser indifferente ao engrandecimento moral e á prosperidade do meu paiz.

E pois, roubei algumas horas do trabalho que devo aos misteres da vida, para dedical-o ao estudo da magna questão que resolve os destinos da minha terra natal.

A natureza nos ensina como não são somente os grandes os que mais efficazmente concorrem para os commodos da vida social.

Bem pequena é a formiga, e nenhum animal a excede, entretanto, em diligencia e na proficuidade dos esforços que emprega para o bem commum.

Esta consideração me deu animo e coragem para inscrever o meu obscuro nome no livro glorioso dos que pleiteão a causa da emancipação.

O meu pequeno e imperfeito trabalho não leva preterição de saber, nem mesmo de acertar; é um motivo para discussão e nada mais.

Tal como é, porém, eu me animo a offerecel-o aos meus concidadãos, porque a minha intenção é boa, e em casos taes é a intenção que se deve ter em conta.