Página:A guerra europea, discurso proferido pelo Ministro da Fazenda por David Lloyd George.pdf/6

Wikisource, a biblioteca livre
6

Nem a própria Austria exigia tanto.   O Presidente de Conselho Serbio é um dos homens mais competentes e honrados da Europa.   (Ouçam, ouçam.)   A Serbia estava prompta a punir qualquer do seus subditos a quem tivesse sido provada a complicidade nesse assassinato.   Que mais se podia esperar ?   Quaes eram as exigencias da Austria ?   A Serbia sympathisava com os seus compatriotas da Bosnia e esse era um dos crimes e tinha que pôr termo a isso.   A sua imprensa estava dizendo cousas desagradaveis acerca da Austria ;   era preciso per cobro a tanto.   Esse é o espirito Allemão;   já se viu em Zabern.   (Ouçam, ouçam e applausos.)   Que audacia !   criticar um official Prussiano ?—(Hilariedade)—e se se rirem é crime capital;   o coronel em Zabern ameaçou fazer fogo se isto se repetisse. Da mesma fórma, a imprensa da Serbia não se deve abalançar a criticar a Austria.   Nem quero imaginar o que teria acontecido se tivessemos seguido a mesma orientação a respeito da imprensa Allemã.   (Ouçam, ouçam.)   A Serbia disse " está bem, daremos ordem para que os jornaes de futuro não critiquem a Austria ou Hungria ou seja o que for delles.   (Hilariedade.)   Quem haverá que duvide do valor da Serbia quando se metteu a contender com os redactores dos seus jornaes.   (Hilariedade e applauso.)   Prometteu não sympathisar com a Bosnia;   prometteu não escrever artigos de critica acerca da Austria e não consentiria comicios publicos em que se dissessem cousas pouco benevolas a respeito da Austria.

"A SERBIA ENCAROU A SITUAÇÃO COM DIGNIDADE."

Mas mesmo assim isto ainda era pouco.   Teria que demittir do seu exercito os officiaes que a Austria subsequentemente indicasse. Esses officiaes acabavam de vir de uma campanha onde tinham accrescentado brilho ás armas Serbias;   eram officiaes bravos, valentes e habilitados—(Ouçam, ouçam)—e note-se, os officiaes não foram mencionados, a Serbia tinha que comprometter-se a de antemão demittil-os do exercito, os nomes seriam mandados depois.   Qual é o paiz do mundo que se poderia submetter a semelhante exigencia ?   (Nenhum, nenhum.)   Imagine-se que a Allemanha tinha mandado um ultimatum dessa natureza a este paiz dizendo " Demittam do seu exercito e da sua Armada—(Hilariedade)—todos os " officiaes cujos nomes depois mandaremos.   Quer-me parecer que desde já os posso nomear—(Hilariedade)—Lord Kitchener—(Ruidosos applausos)—teria que sahir.   Sir John French—(Applausos)—seria despedido ; General Smith-Dorrien—(Applauso)—teria que marchar e estou certo que Sir John Jellicoe—(Applauso)—teria que ir.   Ha ainda um bravo e velho guerreiro que estou certo teria de seguir—Lord Roberts. (Applauso.)

A situação era difficil para um pequeno paiz enfrentado por um pedido de uma grande potencia militar que poderia apresentar em campo seis homens por cada um que a Serbia apresentasse e essa grande potencia appoiada pela maior potencia militar do mundo.

Qual foi o procedimento de Serbia ?   Não é tanto o que acontece na nossa vida que importa e sim a maneira porque se encara—(Ouçam, ouçam)—e a Serbia encarou a situação com dignidade e disse para a