Página:A lavoura e a guerra.pdf/18

Wikisource, a biblioteca livre
26

dominam na embriaguez pela diamba, diz o professor Rodrigues Doria. Sobre os orgãos sexuais, parece exercer uma ação excitadora. que póde levar á grande lubricidade. A maior parte dos fumadores ouvidos disseram que a herva corrijo os estragos da idade».

O abuso da diamba, porém,como se dá entre os nossos homens de trabalho que analizo, deprime consideravelmente as funções nervosas, ao ponto de levar a um verdadeiro estado de estupidez, no qual se dissolve para dizer a personalidade moral. O individuo perde o brio, a dignidade, o sentimento do dever, e, incapaz para todo o trabalho, não busca senão obedecer á tirania do seu vicio execrando. «A alienação mental, escreve Charles Eloy, citado pelo professor Doria, é um dos fenomenos terminais do vicio. No Ejito, o número de alienados aumentou paralelamente ao uso do haschich e a loucura tem a fórma monomaniaca, com alucinações». O amók,vocabulo que significa—máta—, é uma nevrose, com alucinações visuais da presença de animais perigosos, que se traduz por crises subitas de furor com impulsões homicidas e é, segundo Le Dantec, provocado nos malaios pelo uso do haschich.

Mas, largando as vagas generalidades, a observação mais curiosa, que vos posso referir, para o conhecimento do perigo desta causa degradativa do nosso trabalhador agricola, é a do caso de um francez que administrou, no Codó, a fazenda do dr. Torquato Mandez Viana, venerando projenitor do nosso ilustre jurisconsulto dr. Godofredo Viana, a cuja benevolencia devi os documentos da interessantissima informação. Foi êle contratado logo após a guerra de 1870, mediante escritura visada pelo consul frances. Por dois ou tres anos, e absoluta honestidade. Os escravos tinham-lhe um grande aféto, pelo modo brando por que os tratava, seguindo, é certo, nesse particular, as instruções do proprietario da fazenda. Era um espirito eminentemente organizador, metodico e equilibrado, como se depreende do modo por que ajiu ao assumir a direção daquele estabelecimento. Tendo, entretanto, conhecido a diamba,