Página:A lavoura e a guerra.pdf/27

Wikisource, a biblioteca livre
35

de tomar-se com a decisão e presteza que se exijem nas reações da defeza suprema. Impõem-se como necessidades intranjiveis, e tanto basta para que nos assista a obrigação iniludivel de empreendê-las sem vacilações, com a vontade firme de levá-las por diante.

Ainda bem que, em nome desta nascente Sociedade de Agricultura, pude falar diretamente a um dos mais altos representantes do governo do paiz, o exmo. sr. dr. Urbano Santos, a quem aprouve dar-nos a honra, que muito nos penhora e agradecemos, de presidir á nossa inauguração, e a quem compete cojitar de assuntos, como o que se tratou, de tanta relevancia para a vida nacional.

Na direção que s. exc. vai assumir, dentro em pouco, dos destinos do nosso estado, conforta-nos a esperança de que prime, entre as mais vivas preocupações de s. exa., o momentoso problema estabelecido. E assim o façam todos os mais detentores atuais do poder na republica, sob cuja responsabilidade se prepara a pobreza ou a fortuna dos dias de amanhã, nesta nossa querida patria

Tenho concluido.