Página:A lavoura e a guerra.pdf/8

Wikisource, a biblioteca livre
16

os tonificar pela saúde, combatendo-lhes os males e reprimindo os vícios; sem os habilitar pela instrução; sem os metodizar, corrijindo-lhes a indolencia e vadiajem pela obrigatoriedade do trabalho—nada mais do que ha poderemos esperar do esfôrço vivo as células constitutivas dêsse orgam essencial da nossa produção. Com homens doentios, viciados, ignorantes, preguiçosos, insubordinados, nunca possuiremos uma classe produtora na altura do seu importantissimo papel económico.

Cabe aqui recordar um trecho das Palavras de um homem livre, do grande Tolstoi, no seu livro Amor e Liberdade:—«Que a causa da miseria do povo não é material, mas espiritual, e que a causa principal é o rebaixamento do espirito. Pelo mesmo motivo, se o povo não se elevar espiritualmente, não haverá medidas exteriores que sejam profícuas. Nem o ministerio da agricultura, com todos os seus inventos, nem as exposições, nem as escolas agricolas, nem as mudanças de tarifa, nem a diminuição das alfándegas, nem o ferro e as máquinas, nem as escolas eclesiásticas, agora em moda, e que parecem indicadas como um remédio infalivel para todos os males, podem ser uteis ao povo, se seu estado de espirito continuar na mesma. Não negarei a utilidade destas medidas; mas só a terão no caso do povo despertar e querer livre e conscientemente adotálas». A' parte a idéa do povo despertar e querer, livre e conscientemente, questão de que me ocuparei mais adiante, quando tiver de apreciar a propriedade ou impropriedade das leis que nos são necessarias, na sua relação com o problema da liberdade individual, considerada nas nossas condições sociais, ajusta-se-nos muito bem o conceito do celebrado filósofo russo. O nosso povo, como o dêle, preciza de espiritualisar-se, para poder ajir mais proveitosamente no concerto social. Mas não será á força de conselhos, que não póde ouvir, nem de preleções vagas, que não póde mesmo entender, que a reforma se operará.

O eminente professor Teódulo Ribot, estudando o menor esforço em psicolojia, divide as causas desta disposição geral da humanidade em fiziolojicas e psicolo-