Página:A lavoura e a guerra.pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre
17

jicas, e, reduzindo as primeiras, que condicionam as segundas, a uma insuficiencia na produção ou na distribiuição da enerjia, agrupa entre entre estas a aversão natural para a pena ou a dór, a ausencia de interes e e influencia do hábito.

Detenhâmo-nos um pouco no exame da aplicação dêstes ensinamentos ao estado fizio-mental do nosso povo São incontestavelmente más as condições fiziolojicas da nossa população rural, vitimada por molestias que lhe alteram a crase sanguínea e mal nutrida por uma errónea alimentação. Quadra-lhe bem, com a insuficiencia hematica, o deficit enerjetico, que explica a sua repugnancia ao esfórço, a preguiça. a apatia e a inercia extremas. Das causas psicolojicas, invocadas merecem-nos sobretudo a atenção a ausencia de interesse e a influéncia do hábito. Todos sabemos, de facto, o que vale o interesse como determinante na conduta humana. Não me refiro ao interesse estreitamente pessoal, mesquinho, que antes faz do individuo um predator do que um naturalista, mas ao procésso mental mais nobre, que nos inspira mesmo inconscientemente os estados afetivos de que se entretece a vida social. «Evidentemente, diz Angell, citado pelo psicólogo Ribot, o interesse representa o lado espontaneo, dinâmico, da nossa constituição psiquica. O eu reflete-se realmente no que o interessa».

Ora os nossos trabalhadores campestres não têm ambições de bem-estar; falece-lhes o sentimento do confôrto; pouco lhes importa o progresso, de cujas conquencias se desinteress um. O hábito, diz a sabedoria popular dos proverbios, é uma segunda natureza, verdade que se traduz no aforismo biolojico Le Dantec: v ver é hab tuar-se. Resulta do incremento pela repetição do pequeno capital de coordenação hereditária, com que nasce o individuo, e que carece dêsse treno persistente, para se poder expandir e fixar como automatismo funcional. Não tèm tambem os nossos operarios agricolas o hábito do trabalho organizado e metodico. conforme o exije a nossa situação económica. Precizo é pois desenvolvè-lo e estabilizá-lo nesses orgãos essenciais