Página:A morgadinha dos canaviais.djvu/397

Wikisource, a biblioteca livre
123

Ao principio ainda por ahi dava alguns passeios... Agora, tirando lá as suas visitas ao Mosteiro, elle para ahi fica. Lá ao Mosteiro sim, para ahi ainda elle vae.

—­É que os ares são por alli muito saudaveis—­disse maliciosamênte Maria de Jesus.

—­Adeus! ahi vem vossê com as suas coisas. E então que tem? Pois está claro que um rapaz, como elle, dá-se com a gente nova.

—­Pois sim, senhora, eu não digo...

—­E as raparigas de lá já não estão bem sem elle... Ora eu confesso, quando elle está de maré, é um gôsto ouvil-o. Sempre ás vezes tem coisas que fazem rir as pedras.

—­E pondo-se a contar historias? Ih! isso então é que é! Eu não sei onde elle as vae buscar!—­accrescentou a criada.

—­Com está—­continuou D. Dorothéa, apontando para Maria de Jesus—­é ás vezes um passo. Eu ainda queria que o Augustito os ouvisse a ambos. É perdido em pouca gente. Elle põe-se lá a inventar patranhas, e ella a tôla, que sabe já como elle é, ouve tudo muito séria e fiada, e no fim então é que são os escarcéos. Emfim, uma coisa é dizer, outra é vêr!

E D. Dorothéa ria, com aquelle rir meio tossido de velha, em que ha não sei que indicios de uma existencia placida, que consola ouvir.

Augusto forçava-se a sorrir áquellas narrações das duas velhas, a que elle mal attendia.

—­Eu digo—­continuou D. Dorothéa—­que já nos havia de fazer falta se saisse d’aqui; quando cá não está parece-me a casa morta.

—­Deixe lá, senhora, que este já d’aqui não sae.

—­Ora bem sabe vossê d’isso.

—­Pois a senhora verá. Ora! Os passeios ao Mosteiro são muito bonitos.

Augusto ergueu-se, devéras resolvido a cortar a conversa por uma vez.