Página:A saga de Apsû no Enūma eliš.pdf/33

Wikisource, a biblioteca livre
Nunt. Antiquus, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 221-270, 2020

253

outra fala ou mesmo sem nenhuma introdução, como no presente exemplo.

Em geral — é ainda Vogelzang que chama a atenção para isso —, a extensão e a importância do discurso direto têm relação com o modo como é introduzido. Há mesmo a tendência de que o número de versos da introdução corresponda ao número de versos do discurso direto.


Verso 30: Introduz-se uma nova personagem, o intendente de Apsu, Múmmu, cujo nome deriva do sumério 'úmun', 'sabedoria' ou 'habilidade'. Ainda que o termo sumério seja abstrato, existe a expressão bīt mummi, ou seja, 'Casa de Múmmu', a qual designa uma parte do templo "destinada a sabedoria esotérica, especialmente manifesta pela feitura e revivificação de estátuas de deuses", o que, conforme Lambert (2013), fez com que o sentido de 'sabedoria' se deslocasse, em acádio, para o de 'poder criativo', sendo talvez por isso que Damáscio explica que Mumin — que ele entende ser o primeiro filho de Apsu e Tiámat — é o "mundo inteligível" (noetós kósmos).


O fato de que Múmmu seja apresentado como šukkallum, 'intendente', levaria a supor que seu chefe imediato recebesse o título de 'lugal' (rei), o que todavia não acontece — ficando essa denominação atribuída apenas a Ánshar e Márduk. Tanto nessa passagem quanto na seguinte, ressalta o modo como Apsu não age sem a assistência de Múmmu, que ele afirma ser alguém que é bom para seu ânimo, que o abraça e beija. De tal modo são eles unidos e Múmmu lhe é fiel, que sofrerá com seu chefe todas as consequências de suas ações.


Versos 37-40: A fala de Apsu, dirigida a Tiámat expõe com clareza o problema enfrentado pelos dois deuses, em quatro versos perfeitamente bem encadeados: o primeiro e o terceiro insistem na conduta inadequada dos deuses irmãos (o que a repetição, na segunda posição, de alkassumu realça); o segundo e o quarto fazem referência ao descanso e ao sono, incialmente em termos de privação, em seguida como um voto positivo: