Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/227

Wikisource, a biblioteca livre
CHELICUT.
219
O Sr. Pearce descreveu os soldados de Lasta como notáveis cavaleiros, uma qualidade não comum entre montanheses; mas isso em grande parte é atribuível à conexão existente entre essa província e a de Begemder, cujos nativos não apenas se orgulham da raça de cavalos que criam, mas também se distinguem pela habilidade com que os treinam para o serviço. A língua do país é amárico, e os habitantes usam cabelos compridos e trançados, como os nativos do sul. Em outros aspectos, assemelham-se aos Galla mais do que ao povo de Tigré e são considerados, em geral, como grandes ostentadores, embora de modo algum sejam deficientes em coragem.
A cidade de Socōta fica a cerca de 16 quilômetros do Tacazze, e o Sr. Pearce calculou que era maior e que continha mais gente que Antálo. Essas cidades estão distantes umas das outras cerca de seis dias de viagem. O tratamento que o Sr. Pearce experimentou no local anterior foi totalmente satisfatório, mas aqui ele preferiu, para garantir sua sobrevivência, ocultar do substituto de Ras Aylo sua briga com ele.
Logo depois de deixar Socōta, o Sr. Pearce chegou ao distrito de Waāg, comandado por um chefe subordinado ao Ras, chamado Shum Ayto Cónfu, e, deixando Bora e Salowá à direita, ele continuou por três dias no curso norte, ao longo das margens do Rio Tacazze, passando por Gualiu, o país dos Agows, até ele chegar a 50 quilômetros de Maisada, uma cidade que em outro lugar terei ocasião de descrever no relato de uma viagem que fiz posteriormente ao Tacazze. Durante a linha de sua marcha, o Sr. Pearce não encontrou nenhum rio caudaloso correndo em direção ao Tacazze, apesar de ter atravessado, principalmente em Mukkiné, um grande número de pequenos riachos e córregos.
É um fato singular, que existe entre os Agows um preconceito peculiar contra fornecer água a um estranho, de modo que, quando o Sr. Pearce ocasionalmente visitava suas cabanas, ele encontrava os ocupantes sempre prontos para fornecer-lhe leite e pão, mas nunca com o necessário essencial mencionado anteriormente, água. Como isso não parecia ser difícil de obter no país, a aversão de doá-