Página:Accidentes da guerra.pdf/155

Wikisource, a biblioteca livre
146
accidentes da guerra


retirada necessaria, para refazermos as forças perdidas e ordenarmos as fileiras dos nossos batalhões, fóra das vistas do adversario, é um facto assentado e cuja execução vae dentro de poucos minutos principiar. Aguardae portanto as ordens dos vossos superiores e confiae no exito dessa operação aconselhada pelas contingencias da guerra.

Já convencidos da sorte que os aguardava, os soldados ouviam a arenga do capitão abstractos, indifferentes, e desde que este, seguido dos companheiros, se dirigia a outro grupo afim de arengar no mesmo tom, os que ficavam livres e fartos de discursos, iam um a um, dois a dois, se encaminhando para a estrada, antes que os precedessem, e começou a fuga violenta e o consequente massacre canibalesca, com todos os requintes da ferocidade.

Quando os officiaes chegaram ao ultimo grupo, sempre exaltando o seu patriotismo e valor, os demais tinham-se dispersado e tomado o caminho do primeiro. De resto já não havia a quem falar, porque sobreveiu o chaos com todas formas da des-