Página:Accidentes da guerra.pdf/157

Wikisource, a biblioteca livre
148
accidentes da guerra


no seu posto, esperando a morte proxima, junto aos bellos companheiros de destruição, por cuja guarda haviam empenhado a sua honra de soldados.

Tambem um contingente de 60 praças do 7.° de infantaria, ao mando do alferes Basilio Augusto Wildt havia ficado na lomba do monte encarregado de accommodar em padiolas, redes, pedaços de barraca, mantas e capotes, os feridos mais graves, que não pudessem caminhar, para conduzil-os a Monte-Santo. Com semelhante contingente, que por fim seguiu o movimento geral, ficaram as ambulancias e os medicos, como se ainda fosse possivel cuidar alguem desses infelizes cujo destino estava previsto!

Pelas proximidades da posição occupada, para melhor dar a feição desse quadro sinistro, viam-se bestas ensilhadas no Rancho do Vigario, havia mais de vinte e quatro horas, carregadas de munição, entregues ao proprio instincto, roendo troncos de arbustos que já não tinham galhos e já não tinham casca. A grande maioria do pessoal tinha-se feito á fugida desesperada, porque