Página:Accidentes da guerra.pdf/260

Wikisource, a biblioteca livre
accidentes da guerra
251


já teriam morrido, talvez, na violencia effusiva de um beijo, em que se expandissem todos os grandes affectos concentrados em sua alm1 durante cinco annos de dolorosa saudade. Por isso tremiam e choravam diante um do outro. E quando voltaram á razão, aliás petiurbada por esse encontro terrivel, estavam cercados de curiosos, que durante o dia se divertiam com esse espectaculo sombrio de tanta gente desgraçada.

Nesse mesmo dia Germana e seu irmãosinho foram retirados dentre os prisioneiros e entregues aos cuidados da mulher de um sargento, cuja dedicação pelo marido já lhe tinha valido o titulo de heroina. Dahi em diante a sorte da donsella tomou outra feição: dir-se-ia que o destino encaminhava-a para os palacios doirados da fortuna e a sua desdita parecia terminada, emfim.

A’ noite Alberto voltou para a sua posição da vanguarda onde o esperava anciosamente o Elias, que ardia por saber o que se tinha passado com o companheiro nas su1s romanticas aventuras. De chegada o primeiro referiu-lhe tudo, apaixonadamente, quasi