Página:Accidentes da guerra.pdf/78

Wikisource, a biblioteca livre
accidentes da guerra
69

do violento desconcertou-lhe a physionomia sympathica e tornou-se livido como os marmores das cathedraes antigas; sentiu fraquear-lhe as pernas; suores frios enregelaram-lhe o corpo sinistramente, e nada mais viu diante de si além dessa mulher «que parecia reconhecel-o».

De subito, nas alternativas de elementos physiologicos em acção violenta, um calor insupponavel escaldou-lhe o cerebro combalido, ficou escarlate, vivíssimo fluido refulgiu-lhe nos olhos negros e os seus cabellos tão negros como os olhos, pareciam agitar-se-lhe debaixo do kepi elegante. E assim, nessa perturbação dos sentidos abalados, tinha o olhar fixo na sertaneja que, já então desconfiada, lhe observava os movimentos desconcertados.

Momentos depois approximou-se da modesta habitação querida, em cujo interior acabava de penetrar a moça decerto assustada e fugitiva. O official viu-a deixar o terreiro, voltando-se a cada instante para elle, mas pouco o impressionára isso. Não o reconhecera e tinha medo, era claro. Tambem