Página:Ambições (Ana de Castro Osório, 1903).pdf/105

Wikisource, a biblioteca livre

venham cá; vem cá, João, que te quero apresentar uma pessôa que muito estimo.

— «E que eu não conheço? — «Nem eu tambem? — inquiriram os dois a um tempo.

— «O doutor conhece, tu é que não — e voltando-se chamou para dentro da carruagem — «oh Bella!»

— «Estava a procurar a minha malinha na confusão das vossas malas, malinhas, embrulhos, cabazes... Sei lá o que para ahi vem! — veio dizendo, ao mesmo tempo que saltava da carruagem, uma delicada figura de mulher, vestida de flanella branca riscada de azul, chapéo remador de palha branca, collarinho e gravata, e no bolso do casaco o lenço de linho fito, n’um geito um tanto masculino.

— «Oh meu caro doutor, como está, como tem passado desde o inverno?!... — dirigiu-se ao medico, n’uma grande expansão de amizade, a que elle correspondia affectuoso.

— «Minha filha — sorriu a Viscondessa — guarda para logo os teus comprimentos ao doutor, que já é conhecido velho, agora deixa-me apresentar-te o meu primo João de Mello.

— «Escusas de dizer mais, conheço-o perfeitamente — respondeu séria, estendendo-lhe a mão, para um shake-hands, á ingleza, e dizendo com uma naturalidade encantadora. — A Maria Helena descreveu-mo de tal maneira que o reconheceria em qualquer parte.

— «Se tu o conheces — acudiu a Viscondessa, rindo — não te conhece elle, que não teve quem, tão bem como eu, te descrevesse. É preciso