Página:Ambições (Ana de Castro Osório, 1903).pdf/155

Wikisource, a biblioteca livre

disvelados do que elle tem sido. Não ha ninguem melhor, mais delicado, mais instruido, mais consciencioso, mais artista!

— «Mas que enthusiasmo!

— «E tudo elle merece, creia. Depois me dirá.

— «Espera o aqui?

— «Recebi carta hontem e diz-me que não supporta a Inglaterra sem mim... que vem buscar-me ou estar commigo, como eu quizer. A minha vontade é a sua.

— «Como estão, miss Isabella Burns e o sr. João de Mello? — comprimentou por traz d’elles e com um risinho de mofa o Conselheiro, que o padre Mathias acolytava.

— «Nós perfeitamente bem, e o sr. Conselheiro parece tambem que não ha mal que lhe chegue — respondeu Bella, olhando o d’alto, com um ligeiro tom de impertinencia.

— «Então os Viscondes não vieram?

— «Estamos esperando que cheguem para irmos á igreja. Creio que o sermão não se dirá sem a comparencia de quem tanto dá para a festa.

— «Ora! A Senhora do Monte não precisa das esmolas dos ricos, tem bastante dos pobres — acudiu brutalmente o padre Mathias.

— «No entanto, a missa não principiou ainda, pois que vemos por aqui o sr. padre Mathias.

— «Já lá estão a cantarolar. A mim é que só na ultima extremidade me apanham para aquellas maçadas. Logo de madrugada disse o missóte a uma gentinha que me pagou bem e ainda logo me dão da merenda...

— «Bom negocio, hein? — sorriu o conselheiro para aquelle seu infatigavel agente.