Página:Ambições (Ana de Castro Osório, 1903).pdf/173

Wikisource, a biblioteca livre

— «Eu não, por emquanto ainda não attingi o que você quer.

— «Não me posso agora explicar. Só duas palavras: supponha que o homem não morre e o juiz manda fazer novo exame e esse exame é feito por medico nosso, que do processo de jury faça um processo criminal de galão branco, em que o réo fica á mercê do juiz... — atabalhoou confidencialmente.

— «Sim senhor, sim senhor, você vale um thesouro; não ha de ser um triste abbade de aldeia — aqui é que eu o quero! — o velhote que trate das contas e do breviario.

Deixando radiante o incansavel galopim, encaminhou-se para o juiz, fingindo naturalidade, fallando com um e com outro, até que o poude abordar. O padre chamou o Vilhegas e arrastou-o para longe da criadagem, que se azafamava nos ultimos detalhes da meza.

— «Está por isto ou não está? — ouviram-lhe ainda dizer.

— «Se o conselheiro fizer empenho — respondeu a meia voz o medico.

— «Nada que não ha de fazer, é uma cartada de mestre. Se é! De uma assentada apanhamos os quarenta em que elles teem tido a maioria. É um rombo d’alto lá com elle. Se o Manuel Duarte vae comnosco, temos mais o pae e os dois cunhados marchantes... O Cabral, doente... É como lhe digo, quando mal se percatam temos o concelho na mão. Uns parvalhões que ainda fazem politica com lealdade... — e ria surdamente, satisfeito de si. — E você? vae ou não vae adeante com o negocio do casorio?