Página:Ambições (Ana de Castro Osório, 1903).pdf/177

Wikisource, a biblioteca livre

— «Ora! Pois, se tenho estado sempre junto dos cestos da merenda, fui-me aproveitando da situação...

— «Fallaram para ahi em bifes — reclamou o dr. Pinto — onde é que ha bifes?

— «Aqui, vindos da casa do sr. Conselheiro — respondeu da extremidade da mesa a voz grossa do padre Mathias.

— «Deixe lá ver isso, homem, não faça monopolio! — Recebeu o prato esbracejando alegre, serviu-se abundantemente, comeu e ainda com a bocca cheia dirigiu se ao Maximiano: — Estão muito bons, estão optimos, uma especialidade, sim senhor. Ainda assim, Conselheiro, não chegam aos calcanhares dos que se comiam na hospedaria de sua mãe, a sr.ᵃ Joaquina, lembra-se?

O conselheiro mordeu os beiços e agradeceu com um sorriso amarello a lembrança do dr. Pinto. A conselheira, vermelha como a lagosta de que se servia com gulodice, voltou-se para o Cabreira e achou intoleravel aquella gente de provincia. Se a familia do marido e principalmente aquella mãe estalajadeira eram o pesadello da burgueza afidalgada, que não perdia a occasião de fallar nos tios, titulares da ultima hora, que nas quintas phyloxeradas do Alto Douro tinham encontrado o filão d’uma grande fortuna e pelas praias e thermas passeavam as filhas e as flatulancias dos seus estomagos.

A Hortensia é que não tinha ouvido nada, entretida como estava a dizer para o Vilhegas, — que a lingua franceza era afinal muito pobre.

— «Não ha maneira de se dizer é preciso!