Página:Ambições (Ana de Castro Osório, 1903).pdf/215

Wikisource, a biblioteca livre

— «Lá para o fim da primavera, para se sahir para Cintra ou para o Bussaco. A mamã queria que fôsse já, mas eu prefiro noivar durante o inverno, é mais chic e não corro perigo de me privar dos bailes... — sublinhou com impudor. — Já mandamos fazer participações de fiançailles, qui est du dernier chic.

A baroneza riu francamente e respondeu a meia voz qualquer coisa a que outra replicou n’um esgare de enjoada:

— «Tem suas conveniencias le rôle de madame mas é d’uma falta de chic assomante ser mamã. Oh! les petites bêtes! uff!...

D’ahi a conversa foi derivando entre risos e anedoctas em que a rapariga representava o primeiro papel, com um despreso soberbo de todas essas velharias a que se chama pudor e ingenuidade. O Vilhegas, um pouco compromettido porque aquillo bulia-lhe ainda com todos os preconceitos provincianos, de que tentava limpar o espirito, contava tambem as suas graçolas, dizia historias de Coimbra.

— «Olhe, doutor — disse por fim a baroneza, sempre procurando novas distracções — parece-me que entrou agora o seu amigo Telles e esse é que nos vae entreter recitando alguma coisa. Chame-o e peça-lhe.

— «Da melhor vontade, mas se fôsse V. Ex.ᵃ a pedir teria muito mais valor.

— «Olha, parece-me que se anima a soirée. Lá entraram as Souzas e as Cunhas. Onde estaria toda esta gente mettida?

— «E o Móttasinho tambem, esse póde dizer charadas, dizem que tem geito.