Página:Ambições (Ana de Castro Osório, 1903).pdf/223

Wikisource, a biblioteca livre

— «O sr. dr. Vilhegas — começou o juiz, arrastando a phrase como arrastava a perna gottosa — é um rapaz a entrar na vida com nobre caracter e agúda intelligencia. Abre-se aos seus passos um largo caminho que não hade querer manchar com uma injustiça inspirada pela má paixão da politica, como usam alguns seus collegas; fico pois com a minha consciencia tranquilla.

— «Agradeço o conceito que v. ex.ᵃ forma do meu caracter e tenho a vaidade de o julgar justo.

— «Mas não o prendâmos por mais tempo, aliás a Hortencia ficará zangada... — disse o conselheiro empurrando-o com amavel sombra. Depois continuou n’aquelle ar de indifferença bem calculada que todos os politicos conhecem para despertar a curiosidade que desejam espicaçar: — Sabe que é definitiva a aposentação do dr. Saavedra? Escrevi ao ministro para não dispor do logar sem me ouvir...

— «O que respondeu?!... — perguntou o outro arregalando os pequenos olhos de porco, n’um esfusear de curiosidade.

Interrompeu-os o padre Mathias, fulo com o Neves que se lhe fôra pôr ao lado e o fizera perder todos os cobres, — porque engallinhava com aquelle typo... dizia, bufando.

— «Ora — respondia-lhe o conselheiro sorrindo — vocês não sabem jogar, perdem logo a cabeça! Vae-se tenteando emquanto se perde com pouco dinheiro; depois, quando a sorte vem, é só uma cartada bastante para a desforra.

— «Isso era bom se todos soubessem e tivessem a felicidade de v. ex.ᵃ