Página:Ambições (Ana de Castro Osório, 1903).pdf/64

Wikisource, a biblioteca livre

nos fóros que se recebiam sem conto pelo S. Miguel de cada anno. Era bôa, talvez mais extensa em propriedades, a casa do Visconde, mas a politica como as demandas e o jogo onde entram fazem largo rombo... Estas e outras considerações expunha elle á mana Joaquina, sentados á fresca, sob a parreira do quintal.

— «Muito bôas noites, sr. Domingos; eu venho... — tentou dizer o João.

— «Espere, espere que já o attendo. Deixe-me cá chamar a mana qu’ella está morta por o ver! Inda honte tinhamos fallado, ora a graça! Ó Jêquina!... — gritou para cima, para o primeiro andar, e voltou logo a reprehender o filho porque a torcida mal cortada enegrecia a manga do candieiro de latão.

— «Nós cá sabiamos que chegou na segunda feira. Não se pode fazer moeda falsa, tudo se cá sabe... — Estrondosa gargalhada completava a phrase. E depois, sem interrupção — disseram que ninguem lhe punha a vista em cima, qu’anda assim como amalucado, macambuzio... Então que vem a ser, soidades, soidades, hein?!...

— «Olha o sr. Joãosinho, o meu Janequinho! — entrou dizendo e arrastando a sua perna trôpega a sr.ᵃ Joaquina Ritta — uma sua criada, para os servir e louvar a Deus Nosso Senhor, continuava ella a dizer para se apresentar.

— «Vê lá que home ahi tens, a fazer a gente velha! — dizia emphatico o boticario.

— «Pois está um homezarrão, está! Quem o conheceu e quem o vê! Faz uma pessôa velha, nem já se lembra da gente, nem das tardes que passava a cavallar no quintal com os rapazes?!