Página:Ambições (Ana de Castro Osório, 1903).pdf/93

Wikisource, a biblioteca livre

um homem tão educado e intelligente possa viver n’uma terra da provincia como esta. Viver toda a vida n’uma aldeia, oh que horror! — e deitava a cabeça para traz n’um gesto verdadeiramente de horrorizada.

— «Vamos ao nosso jogo? — desviou a conversa o Emygdio, vendo que todos o observavam e que no dia seguinte os proprios partidarios invejosos espalhariam pela terra o acolhimento que elle tivera em casa do chefe da opposição.

— «C’est vrai. J’avais oublié! Ma pauvre tête! Repare bem, pega-se na primeira dama e no primeiro rei que nos veem á mão e faz-se um casamento.

— «O que se chama aqui um casamento?

— «É apresentar os dois juntos, é uma especie de casamento civil...

— «Que é lá isso, que é lá isso, perguntou da roda do polis o padre cura. — Já fallam em casamento, sem me ouvirem em confissão?!... — e riu da graçola, a que o Móttasinho achou muito chiste.

— «Não são d’esses casamentos — respondeu com imperturbavel serenidade mademoiselle Hortense — são casamentos sem padres. Duram apenas o tempo da partida e dispensam bençãos papaes. Casamentos nouveau style. É um jogo delicioso, não acha mr. Vilhegas?

— «Divino, minha senhora!...