Página:Anathomia, a Mais Correcta.pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre

e outro sexo.

Desta sim hé q̃ eles nunca nos persuadirão a inutilidade, estando-nos a experiencia mostrando todos os dias a sua estreita união com a Cyrurgia, e Medicina, sem aquelestas duas Sciencias não pode dar hum só passo com acerto na cura das infermidades, e tendo-nos ao mesmo tempo de outra parte o authoritario testemunho de tantos homens sabios nesta arte, q̃ com seus admiraveis escriptos nos promovem o estudo e utilidade da Anathomia.

Emfim amado Leitor, eu estimarei q̃ esta minha brece descripção te complete a vontade, e satisfaça o dezejo, e se te não deres por contente terás paciencia, mostrarás o teu discurso, q̃ eu lhe saberei dar o valor em grau tão sublime quanto esta pelo Author tem de inferior, e pela materia de superior, e não concideres este meu Prologo, como remedio antecipado á materia deq̃ trata, porq̃ posto q̃ sempre costumão os erros, e as desculpas andarem de companhia com tudo, eu em nada me desculpo, nem tão pouco te obrigo; e menos te pesso perdão; porq̃ se achares q̃ dizer não mo perdoes, nem seja necessario encomendalo; Os q̃ forem mais amantes de palavras, q̃ de obras, comprarão os livros mais pelo pezo doq̃ pelo feitio.

Tudo o que nesta materia descrevo hé para honra e gloria de Deos, e proveito do proximo, e não quero o agradecimento de pessoa alguma, nem tão pouco pelo contrario temo a sua calumnia; e se como diz São Jeronimo no Tabernaculo de Deos cada hum offerece o q̃ tem; no Theatro do Mundo cada hum dis o q̃ sabe, ou o que pode. Por isso q̃ o mais ignorante hé o q̃ mais prezume, rezão porq̃ a tudo se atreve o q̃ mais ignora; porq̃ há de ter animo para censurar o q̃ outros escrevem q.m não teve brio nem aplicação p.a escrever? Nenhum está tão longe de si como o desvanecido, nem tanto em si, como o conciderado. Se queres aproveitar não leas para escurecer; mas sim terás para saber, e se assim o fizeres com os claros do teu juizo forma desta obra o q̃ te parecer. Se nela achares algum herro, desconta o mau com satisfação do bom, e se tudo te parecer inutil faze outra melhor, e dá louvores a Deos q̃ repartiu comtigo tanto dando aos outros tão pouco. Ele te Guarde.

Valle.