Página:Anathomia, a Mais Correcta.pdf/13

Wikisource, a biblioteca livre
Elogio á Anathomia.

D'hum assumpto tão alto, d'huma materia tão vasta, e d'hum objecto tão interessante qual hé a Anathomia, só podião discorrer dignamente aqueles corifeos da Eloquencia, q̃ fizerão em outro tempo pasmar Roma, e admirar Athenas; sim: eles só erão capazes de lhe tecer o seu elogio.

As grandes qualidades de que a natureza os dotou os fazia merecedores de terem em lugar de Batalhas sanguinolentas, combates crueis, e triunfos Magestozos de que tratavão; esta preciozissima Arte igualmente q̃ o seu admiravel objecto por ponto dos seus eloquentissimos discusos, e inimitavel Sabedoria, sim: ela só era capaz de sua seria atenção.

Porem os mortaes; os mizeros mortaes em todo o tempo estimarão mais aquilo que mais satisfação lhe dava, e desprezarão ao contrario tudo o que podia conduzilos a huma felicidade, e de q̃ essencialmente tinhão huma indispensavel precizão.

Esta foi a rezão porq̃ a Medicina jazeu tantos seculos na confuzão, na ignorancia, e na irregularidade. A sua materia estava disposta; mas a falta de huma habil mão, q̃ a ordenasse a fez conservar assim por tão dilatado tempo.

Apareceu na Grecia Hypocrates; aquele grande homem, cuja doutrina foi a baze e a gloria dos Professores da Medicina, e á custa de hum continuado trabalho principia a ordenala, e a devidila.

A Anathomia, porem, não foi logo instituida, a necessidade, a reflexão e o discurso dos q̃ exercitavão esta profissão, fez declarar o quanto era percizo o seu estudo.