Página:Anathomia, a Mais Correcta.pdf/19

Wikisource, a biblioteca livre

Anatomia Theologica. 2.º pôr os Defensores da saude do homem no Estado de bem poderem pervinir, e reparar as differentes dezordens, que diariamente lhe podem sobrevir, ao que denominamos Anatomia Medica. 3.º indagar as cauzas das infermidades, e da morte pelos vestigios, que depois delas restão em qualquer dos Orgaons; ao que denominamos Anatomia Fizica, ou Forense.


Para proceder regularmente no estudo da Ana-
tomia, que methodo se deve seguir?

O estudo regular da Anatomia segundo o methodo analitico deve principiar pelas noçoens preliminares do corpo humano, preferindo no seu exame para materia das primeiras liçoens, as couzas mais conhecidas e faceis, e descendo delas pelo exame das partes organicas, que nos offerece a simples inspecção do Cadaver thé os principios elementares sensiveis, que podem ser demonstrados pela Anatomia, e pela Chimica.


Que se entende por corpo humano?

Entende-se huma substancia material organizada, impenetravel extensa, segundo as tres dimensoens de cumprimento, largura, e espessura, figurada determinadamente para o movimento, e repouzo, e que tem a primeira ordem entre os seres naturaes.


Em quantas partes se devide, e como se denominão
as suas differentes regioens?

Em 4 partes, que são cabeça, pesocosso, tronco, e extremidades, cada huma destas se devide ainda em differentes regioens; as quaes se denominão, por atenção á sua especial figura, situação, e uzo.


Que se entende por cabeça, em quantas partes se devide,
e como se denominão as suas differentes re-
gioens?