Página:Anathomia, a Mais Correcta.pdf/25

Wikisource, a biblioteca livre

e immediatamente a vida, mas ainda a propagação da especie, e a sensação que recebe a alma de certas impressoens feitas sobre o corpo; taes são o cerebro, o coração, o bofe, figado, estomago, orgaons da geração, e sentidos.

As menos nobres são aquelas de cuja acção tem a vida huma dependencia mais remota, considerada cada huma separadamente, taes são as membranas, alguns vazos, as glandulas, os tendoens, as cartilagens, os ossos, &c.

As menistrantes são aquelas que por effeito da sua especial estructura, e situação concorrem para a utilidade do sugeito, como ministrantes das mais partes taes são as extremidades superiores, e inferiores, tegumentos, cabelos e unhas.


De que constão todas as partes solidas, ou
organicas examinadas anatomicamente?

De hum agregado de vazos, ou canaes de todo o genero, isto hé arteriozos, venozos, e nervozos, assim sanguineos, como linfaticos, e de cuja variedade e despozição rezulta a forma particular, q̃ notamos em cada parte.


Que couza são vazos ou canaes?

São huns corpos ocos de figura conica, ou celindrica, formados por varios planos particulares de membranas involvidas circularm.te.


De que servem?

De conter todos os humores, offerecendo-lhe espassos para poderem livremente exercitar os movimentos a q̃ são destinados.


Que couza hé membrana?

Hé huma trama fibrosa, plana, delgada, flexivel, ilastica, de côr branca.