Página:Anathomia, a Mais Correcta.pdf/36

Wikisource, a biblioteca livre

De 33. destinguidos em comuns, proprios, pares, e impares. Os comuns, pares, e impares, são o Esphenoydes, Ethemoydes, e os dois temporaes. Os proprios são os dois unguiz, os dois proprios do nariz, os dois Pomulos, os dois Maxilares, os dois Turbinados inferiores, os dois Palatinos, e o Vomer. 16 Dentes dez mollares, dois caninos, e quatro incizivos. &c.


De quantos ossos hé formado o queixo inferior?

De 17. destinguidos como os precedentes, pares, e impares, todos proprios, e vem a ser dezaseis dentes destinguidos como os do queixo superior, e a mandibula, &c.


Que ossos se notão mais na cabeça, e quanto
soma o seu total?

Álem dos ossos ditos, notamos mais 8 em ambos os ouvidos, que denominamos bigorna, estribo, martelo, e orbicular. Na baze da lingua notamos mais hum denominado hioydes, que com os precentes somão o total de 63, não falando de alguns supranumerarios que ás vezes se achão nas suturas do craneo, chamados vermiozos.


Qual hé a 2.ª parte do Esqueleto?

Hé o tronco, isto hé a parte mais volumoza do sugeito, comprehendida anterior, e posteriormente da primeira vertebra do pescôsso, thé a parte inferior do coccix, e sinfizes do pubis, formada pela união de varios ossos, que por effeito das suas differentes figuras, e poziçõens formão o domicilio aos orgaons da digestão, sanguificação, secressoens, e geração, e ainda a muita parte dos instrumentos do movimento, e sensibilidade.


Devizão do Tronco.