Página:Anathomia, a Mais Correcta.pdf/37

Wikisource, a biblioteca livre
Em quantas partes se devide o Tronco?

Em 3. huma comũa, que denominamos espinhasso, e duas proprias que são peito, e bacia.


Que couza hé espinhasso?

Hé huma coluna ossuda que descreve a figura de hum S. Romano, formada de 26 pessas ossudas denominadas vertebras, destinadas a suster todo o edificio do corpo humano, e incluir a espinhal medula. &c.


Em quantas partes se devide o espinhasso?

Em 5: a saber pescosso, dorso, lombos, sacro, e coccix. O pescosso consta de sete vertebras, chamadas cervicaes. O dorso de doze, chamadas dorsaes. O sacro hé formado de sinco, ou seis pessas unidas, que se destinguem pelos vestigios da sua primitiva desunião. O coccix hé simelhantemente formado de tres, ou quatro pessas, unidas no Adulto, que formão hum apendix piramidal ao sacro.


Em q.tas classes se devidem as vertebras?

Em duas verdadeiras, e falsas, ou espurias. As verdadeiras são as que gozão de hum movimento mais, ou menos livre, e se podem inteiram.te separar; taes são as do pescosso, dorso, e lombos. As falsas, ou espurias são aquelas que notamos destituidas de todo o movimento, e só lhe pode competir o nome de vertebras por atenção á sua expecial figura; taes são as do sacro, e coccix, &c.


Que couza he peito?

Hé huma cavidade elitica, ou oval, propria pela sua expecial estructura, e situação para fexar os orgaons principaes de vida, e favorecer com movimentos alternados o fenomeno da respiração.