Página:Anathomia, a Mais Correcta.pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre
22
De quantos ossos hé formado o peito?

De 37, não devidindo o Sternon, destinguidos em commum, proprios, pares, e impares. Os proprios são as 24 costelas, e o Sternon. Os comuns são as 12 vertebras dorsaes.


Em quantas classes se devidem as costelas?

Em duas, verdadeiras, e espurias. As verdadeiras são as sete superiores de cada lado, assim denominadas por descreverem hum meio circulo mais completo, e se atacarem ao Sternon cada huma de per si. As espurias são as sinco inferiores de cada lado assim denominadas por não guardarem a regularidade das precedentes na figura, e ataque.


Que se entende por bacia do Esqueleto?

Entende-se huma cavidade situada anteriorm.te de baixo da coluna das vertebras, formada pela união de varios ossos, que reprezentão unidos a figura de huma bacia, destinada para incluir na sua capacidade os orgaons internos da geração, e parte dos intestinos, e bexiga. &c.


De quatos ossos hé formada a bacia?

Nos Adultos hé formada de quatro destinguidos em proprios, comuns, pares, e impares. Os proprios são hum de cada lado, innominados pelos Antigos. Os comuns, e impares são o Sacro, e o Coccix. &c. Nos de menor idade hé formada de 8. destinguidos, como os precedentes. Os proprios, e pares são 3 de cada lado, denominado Ischion, Ilion, e Pubis. Os comuns, e impares são como está dito, q̃ vem a ser o Sacro, e o Coccix.


Quanto soma o total dos ossos do Tronco?

Não devidindo o Sacro, e o Coccix nos Adultos, 53, e nos de menor