Página:Anathomia, a Mais Correcta.pdf/55

Wikisource, a biblioteca livre

reticular, álem de concorrer para os mesmos uzos, dá particularmente os filetes que entre cortão os espassos ao canal celindrico, que lhe substem a medula em massa.


Que nos resta examinar na substancia
dos ossos álem do seu tessume?

As suas cavidades internas, que se destinguem em grandes mediocres, e pequenas. As grandes são as que notamos no centro dos ossos cumpridos, e por atenção a sua figura se chamão cavidades celindricas. As medianas se chamão celulas, e se comunicão mutuamente por todo o tessuma celular. As pequenas se chamão porozidades, quando apenas se lhe percebe o diametro: quando porem atravessão os ossos mais vizivelmente, pertencem aos conductos.


Poderemos pelo exame ocular da substancia dos
ossos vir no conhecimento da sua formação?

Os diversos sentimentos dos Phiziologistas, que por differentes meios tem examinado a substancia dos ossos, apenas nos deixão lugar p.a dar huma resposta afirmativa a este respeito.

Hé certo, que os ossos no seu principio são huma pasta mole segundo as observaçoens de Aller, e constão de muitas series de vazos nos quaes a acção do coração que derige o curso regulador dos humores, q̃ os produz pela addição de novos sucos, todas as mudanças de consistencia, que notamos desde a membrana, e cartilagem thé a ossificação mais completa.

Se reflectirmos porem nas experiencias de Monsieur Arisson, seremos convencidos de que na substancia dos ossos há quatro differentes especies de partes secundariamente elementares; a saber a 1.ª cartilaginoza, 2.ª puramente terrea, ou Cretavia, 3.ª mucilaginoza, q̃ liga intimamente as precedentes, 4.ª a membranoza, menistrada pelo periossio; e devemos suppôr em consequencia, q̃ o periossio a