Página:Anathomia, a Mais Correcta.pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre

este conhecimento da Anathomia não hé capaz de saber Medicina, e muito menos Cyrurgia, q̃ toda hé pura pratica, q̃ emfermidades senão tem conhecido no corpo humano por meio da circulação do sangue, q̃ antes desta erão totalmente ignoradas, q̃ discurso não fizerão os Galenicos sobe as quatro qualidades de humores? Por ventura vierão a conhecer varias infermidades sem o socorro da Anathomia? Quem ignora totalmente a composição do corpo humano, seus fluidos, e uzos, hé incapaz de dar huma resposta afirmativa, e fundamental a este respeito, será impossivel q̃ sem a anathomia se possa com certeza socorrer o corpo humano sem grave prejuizo do Emfermo; isto deixo eu á inteligencia dos peritos nesta admiravel Arte.

Todos concedem q̃ depois de Hervêe descobrir a prodigioza circulação do sangue tem subido outro grau de perfeição a Cyrurgia, e Medicina, logo claro fica q̃ quanto mais se for a perfeiçoando a Anathomia, são outros tantos graus de perfeição q̃ se acrescentão á Cyrurgia, e Medicina.

Se os nossos adversarios nos querem persuadir este seu sistema da Anathomia (se com effeito merece este nome) q̃ antes da feliz restauração das belas letras em Portugal, e principalm.te na Universidade de Coimbra se uzava; facilmente concederei com eles porq̃ esta nada menos éra doq̃ Anathomia, com facilm.te conhecerá quem tiver huma leve noticia da Historia literaria deste Reino, porem nunca já mais nos persuadirão, nem a quem tiver huma leve tintura desta Sciencia, deq̃ não seja necessaria para o bom Medico, e Cyrurgião.

A anathomia propriam.te dita q̃ ensina 1.º q̃ são os ossos sua geração, e uzo 2.º o q̃ trata dos musculos sua união com os ossos, mediante aquelas p.tes a que chamão tendoens, e q̃ são quazi simelhantes aos nervos, as suas figuras, descripção, differenças, uzo, e tudo o mais q̃ lhes pertence: 3.º o que trata dos vazos, como são arterias, e vêas, sua origem, structura, situação, e uzo, e tambem das valvulas. 4.º o q̃ trata dos nervos: 5.º o q̃ dita a vastissima delicadeza das entranhas, sua figura, origem, direcção, estructura, situação, e uzo; como E.G. os olhos, cerebro, coração, bofe, figado, ventriculo, intestinos, baço, mezenterio, e rins, os vazos destinados p.a a geração em hum