Página:Ao redator do diário.djvu/7

Wikisource, a biblioteca livre

aos surdos rumores que burburinham nos círculos da corte, são indícios de uma crise salutar. Anunciam eles que a pena de Erasmo não fez a autópsia de um cadáver; operou sobre corpo vivo e robusto, onde são prontas as reações.

Nas seis primeiras cartas limitei-me a estereotipar a atualidade. Para que nenhuma consideração me tolhesse desprendi-me da minha individualidade, e de envolta com as outras fundi-a no crisol de uma razão severa.

Se pois ao contemplar o quadro fiel da situação ergue-se ante os olhos de patriotas sinceros um vulto pavoroso, não é da imaginação do escritor que surgiu; mas do seio desta crise que tudo subverte e confunde, até o espírito dos homens bons.

Meus escritos nem são reflexos; apenas esboços. O original, buscai-o em torno; ele aí está, vos toca, envolve e oprime, como fluido deletério que abate os ânimos e entorpece os sentidos.

Pasmosa alucinação é esta que sofrem os povos em épocas decadentes. Assemelha-se à pungente ilusão dos tísicos; doce placidez os enleva, quanto mais se agrava o mal. Não os lastimem, que é irritá-los.

Diariamente saem à praça, se arreganham em público, transitam livremente por vielas e ruas, sucessos que estão de contínuo atestando um deplorável desvio da opinião. Ninguém os contesta; passam incólumes, respeitados, aplaudidos, e entram placidamente no domínio dos fatos consumados, onde são logo condecorados com o título de precedentes.

Um escritor lembra-se de coligir tais acontecimentos e, unindo-os pelo fio que os prende, expô-los no seu complexo à atenção dos homens cordatos. Os que aplaudiram a realidade, revoltam-se contra a imagem. O entusiasmo os deslumbrava então; punge-lhes agora a reflexão.

Muito tempo havia que Roma despedaçara sua constituição livre. Como disse um historiador, a cidade eterna levantara um trono que esperou vago cerca de século por um possuidor. É pertinente lembrar, que foram os Grachos que mataram a república.