Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/456

Wikisource, a biblioteca livre

Casou com D. Maria Hyppolita dos Santos, filha do Barão de Itapetininga, Joaquim José dos Santos Silva e de sua primeira mulher D. Anna Euphrosina Mendes. A Baroneza de S. João do Rio Claro enviuvando foi a segunda mulher do Marquez de Tres Rios.

Deputado Provincial em varias legislaturas, foi tambem Deputado Geral pela Provincia de S. Paulo, na 12ª legislatura de 1864 a 1866 e na 15ª de 1872 a 1875.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro quartel, as armas dos Rodrigues, — em campo de oiro, cinco flôres de liz de vermelho, chefe vermelho com uma cruz de oiro florida e vasia de campo; no segundo, as dos Mendonças, — um escudo franxado, nos campos alto e baixo, em verde uma banda de vermelho coticada de ouro, nas ilhargas em campo de oiro, um S de negro; no terceiro, as dos Cunhas, em campo de oiro, nove cunhas de azul em tres palas; no quarto ′quartel, as dos Limas, em campo de oiro, quatro palas de vermelho. Paquife: dos metaes e côres das armas. Timbre: o dos Rodrigues, um leão de oiro nascente com uma das lizes na espadua. (Brazão passado ao Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão, em 14 de Maio de 1807. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VII, fls. 173).

CORÔA: A de Barão.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 26 de Novembro de 1858.


SÃO JOAQUIM. (Barão de) José Francisco Bernardes.

Nasceu em S. João Baptista do Arrozal, Provinda do Rio de Janeiro, a 26 de Novembro de 1836.

Falleceu em Petropolis a 27 de Novembro de 1916.

Filho do Commendador Antonio José Bernardes, e de sua mulher D. Augusta Maria da Silva Bernardes, filha do Commendador José Justiniano da Silva.