Ir para o conteúdo

Página:Arte da língua brasílica (circa 1628).pdf/83

Wikisource, a biblioteca livre
Arte da lingua Braſilica.
37

de algum verbo: vt Oca, caſa, ybyrá, pao.

Verbais ſaõ os que naſcem de alguns verbos: vt Iucaçara, o matador, do verbo Ajucâ, matar. Iucacaba, o inſtrumẽto de matar.

Eſtes verbais ſaõ commũmente em tres maneiras; huns acabados em Ara, ou Ana: outros acabados em Aba. Os terceiros em yra. Aſsi como do verbo Ajuca. Iucaçara, o matador. Iucaçaba, o inſtrumento, ou lugar, ou tempo, ou momodo de matar. Yjucapyra, a couſa morta.

E eſtes verbais em yra, ſempre ſaõ paſsiuos, E naſcem ſomente de verbos actiuos, & não doutros. E tem diſſerentes tempos preſente, preterito, & futuro: vt Yjucapyra, o que he, ou era morto. Yjucapyroera, o que ha de ſer morto, ou digno de o ſer. Yjucapyramboera; o que ouuera de ſet morto, mas não ſoi. Todos eſtes verbais tem ſuas regras de como ſe formaõ, de que diremos adiãte.

Poſſeſsiuos ſaõ aquelles pronomes,

Xe,