Página:As biografias históricas de Santos Dumont.pdf/13

Wikisource, a biblioteca livre
As biografias históricas de Santos Dumont

inferior, saíra em Napoleão, 1941). Mas ressalte-se que a coleção de Villares não tem nada que a destaque em relação às coleções de meros admiradores distantes — não expõe os ângulos que seriam acessíveis a um acompanhante da pessoa do aeronauta. Quanto ao texto de Villares em inglês, Santos-Dumont the father of aviation, de 1956, é um resumo (em 63 páginas) do livro de 1953.

Pedro Mota Lima (1954) escreveu uma biografia para o público juvenil, Juventude gloriosa, baseada nos livros do aeronauta e em Fonseca (1940). É um texto romanceado, especialmente quando trata da infância de Dumont. Não traz quaisquer referências a fontes primárias, tais como conversas com pessoas, consultas a arquivos ou documentos. Não há nenhuma indicação de que o autor teve contato com parentes do biografado, e nada no livro mostra que o autor sabe mais do que o que encontrou nas biografias anteriores. Por isso, o episódio em que Lima (p. 20-1) coloca juntos os três irmãos Henrique, Luís e o pequeno Alberto, ao que tudo indica, é imaginário — o autor conta como ocorrido o que é apenas plausível que poderia ter acontecido.

O livro Alberto Santos Dumont, de Oscar Fernandez Brital (1955), quase nada acrescenta no que se refere à vida do grande aviador; resume o que encontrou em obras brasileiras, exceto no que se refere à passagem de Santos por Buenos Aires. Mas consultou publicações da época ao montar seu panorama dos aparelhos aéreos de Dumont, de modo que seus dados podem conter detalhes técnicos ignorados por outros autores.

Em 1959, o historiador José de Oliveira Orlandi foi o organizador do primeiro volume dos Anais da Fundação Santos Dumont, onde incluiu uma primeira e útil cronologia da vida do aeronauta, resumindo o que se sabia na época.

6 Biografias dos anos 1960 e 1970

O livro de Peter Wykeham (1962), Santos-Dumont: a study in obsession, com tradução francesa de 1964 e lançado no Brasil como Santos-Dumont: o retrato de uma obsessão (1966), é a primeira biografia do aeronauta escrita por um estrangeiro. Faz um bom retrospecto da vida e obra de Dumont, baseando-se, em sua maior parte, nos trabalhos brasileiros, seguindo suas interpretações, inclusive repetindo alguns dos seus erros. Mas contém informações colhidas de pesquisas do autor em material disponível na Inglaterra e sobretudo na França. Diferentemente dos autores brasileiros de até então, Wykeham teve a oportunidade de trocar ideias com eminentes historiadores da aeronáutica que faziam pesquisas em estabelecimentos na Europa. Esse é um raro caso de um livro publicado no Brasil que, embora discretamente, dá o crédito do primeiro voo aos Irmãos Wright.

scientiæ studia, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 687-705, 2013

699