Página:As biografias históricas de Santos Dumont.pdf/3

Wikisource, a biblioteca livre
As biografias históricas de Santos Dumont

livros de 2006: Santos Dumont, bandeirante dos ares e das eras, por Paulo Urban e Homero Pimentel, e Santos-Dumont: um herói brasileiro, por Antonio Sodré.

Um livro por Nancy Winters (2000), O homem voa! A vida de Santos-Dumont, o conquistador do ar, primeiramente lançado em Londres em 1997, segue as biografias tradicionais. Todavia, dedica certo espaço ao tema do relógio de pulso, que teria sido criado por Louis Cartier e presenteado ao amigo Dumont. Não menciona evidência histórica. Tem aspecto agradável porque as fotos e desenhos acompanham o texto.

A obra de Cosme Degenar Drumond de 2004, Asas do Brasil, não visa biografar o grande aviador, embora tenha um capítulo com bom resumo de sua vida e obra; é uma excelente história da aeronáutica brasileira, com ênfase na aviação militar e na indústria. Lins de Barros, em seu livro de 2006, Desafio de voar, que conta a história dos pioneiros brasileiros da aeronáutica anteriores a Santos Dumont, inclui um resumo da vida dele. O livro é abundantemente ilustrado e tem belas fotos históricas muito bem recuperadas.

Não é uma biografia o livro Santos-Dumont o inovador, de 2006, por Adriano Batista Dias, que discorre sobre que inventos pode-se atribuir ao aeronauta. Como até agora, ao que se saiba, historiadores brasileiros da tecnologia não fizeram estudos da evidência tecnológica relativa às origens daqueles inventos, Dias recorreu ao material das biografias clássicas de Dumont e de textos recentes na Internet.

Sobre o aviador há também várias novelas. Elas combinam nomes reais e dados históricos com elementos fictícios, desde personagens secundários a encontros, falas e eventos. As mais conhecidas são a de Márcio Souza de 1986 (O brasileiro voador) e a de Alcy Cheuiche de 1998 (Nos céus de Paris). Elas têm seus próprios atrativos, embora o leitor não possa distinguir o que é fato do que é invenção do escritor. Apreciá-las foge ao escopo deste artigo, todavia, por sua peculiaridade, merece menção o livro de 2006 por Salvador Nogueira, Conexão Wright — Santos-Dumont. A perspectiva de seu texto é bem diferente. Vai além do aviador, abordando os 13 a 20 pioneiros da aviação na década crucial em começo do século XX. Isso é uma tentativa rara no Brasil, fruto de pesquisa mais extensa que a usual nos biógrafos.

2 Biografias clássicas

As biografias clássicas fornecem importante material informativo para os trabalhos biográficos posteriores. Estes derivam daquelas o roteiro geral da vida do nosso aeronauta, bem como aproveitam os principais dados, com os acréscimos de pesquisa pessoal de cada autor. Quem quer que tenha convivido com o aeronauta em sua época

689

scientiæ studia, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 687-705, 2013