Página:As organizações no ciberespaço.djvu/111

Wikisource, a biblioteca livre

referentes à continuidade no projeto da Wikipédia mesmo quando deparados com uma situação desfavorável, muitos respondentes indicaram uma propensão em continuar realizando seu trabalho na comunidade. Esse fator indicia a força das recompensas oferecidas pelo trabalho no projeto e, talvez, o poder que o ambiente digital tem em transcender esses comportamentos éticos em ambiente seguro para um ambiente de incerteza — físico.

O professor Yoschai Benkler (2002), ao analisar os modelos produtivos da Wikipédia, do Linux e demais formas de produção com características semelhantes, identificou a emergência de um novo modelo produtivo, quando comparado ao modelo firma-mercado proposto pela teoria dos custos de transação. Sugeriu que os modelos organizacionais por ele analisados possuem os custos de transação próximos a zero, uma vez que não há um grande investimento em instalações ou gastos com matéria-prima e mão-de-obra, além disso tais organizações não teriam um orientação para o mercado tal como ocorre com as firmas tradicionais, já que não há uma relação monetária internamente. Nesse sentido, o autor não conseguiu enquadrar os novos modelos de produção a "peer-production" ou produção pelos pares. Todavia, ao analisar os fatores que levaram à proposição da "peer-production" verifica- se que o autor não se deparava com nada de novo que não fosse a tecnologia utilizada no processo. Para tornar mais sucinto, parece que o fato de haver uma nova tecnologia envolvida no processo produtivo tenha o tenha levado a um novo paradigma que não era nada além do paradigma no qual ele se encontrava. Antes de mais nada é preciso reforçar que o ciberespaço só existe pois há o homem para povoá-lo, construí-lo e problematizá-lo, portanto a análise deve ocorrer a priori à tecnologia.

Benkler disse que os custos de transação são baixos e não há uma orientação da organização ao mercado. Entretanto, nas respostas coletadas em campo verificamos uma afirmação que deve elucidar essa questão. Ao questionar um wikipedista sobre o recebimento de compensação financeira o mesmo respondeu em tom de piada: "só DES-compensação :D.