Página:As organizações no ciberespaço.djvu/113

Wikisource, a biblioteca livre

financeiros, uma vez que a demanda exerce força sobre a oferta. Se um wikipedista satisfaz uma necessidade moral ao ajudar outro, então quando houver uma necessidade com maior demanda está tenderá a satisfazer com mais profundidade a sua necessidade inicial ou a de outros com a mesma necessidade moral de ajudar. Quanto maior for a necessidade de ajuda ou compartilhamento, mais influenciará os contribuidores que buscam pelas compensações não- monetárias.

Por fim, ao se analisar a Wikipédia em consonância com as organizações tradicionais em ambientes físicos é possível verificar um fator que é comum a todas, o trabalho. Mas não se trata do trabalho que as organizações contratam, o trabalho que comum é aquele que mantém a organização. No caso da Wikipédia é o trabalho dos wikipedistas — voluntário e não-monetário —, uma firma em mercado livre sobrevive do trabalho de seus clientes — voluntário e monetário — e uma organização de Estado se perpetua por meio do trabalho de seus cidadãos, contribuintes — involuntário e monetário. Ainda, é preciso considerar as motivações involuntárias e não-monetárias que levam uma organização à seu crescimento e perpetuação, por exemplo a alienação. Portanto, talvez seja essa a unidade de análise comum às organizações tanto em ambiente físico como as estabelecidas no ciberespaço.

O trabalho contribui no sentido de analisar as organizações sociais de maneira ampla e sem a preocupação de enquadrá-las de acordo com os ícones existentes na sociedade e que separam os modelos organizacionais em categorias. Ainda, pretendeu facilitar a compreensão das organizações que emergem no ciberespaço em função da consolidação do uso das tecnologias digitais. Todavia, se limita às informações obtidas somente em uma organização que, apesar de expoente teórico, não pode ser considerada como universal. Nesse sentido, as análises do trabalho se limitam ao caráter propositivo, sem que haja qualquer intenção de estabelece-las como uma verdade.