Página:As organizações no ciberespaço.djvu/25

Wikisource, a biblioteca livre

e o modelo comunicativo habermasiano e, por fim, as potencialidades dessas ações no ciberespaço. Os dois capítulos iniciais tratam fundamentalmente das noções de liberdade nas organizações, primeiro as de expressão e em seguida as políticas. Já, o capítulo V - O pacto das comunidades na cibercultura apresenta os conceitos que norteiam a sociabilidade nas comunidades, tais como: valores éticos, necessidade de segurança e liberdade, solidariedade e cooperação. Estes temas são relacionados com a necessidade de um contrato coletivo e com sua contextualização no ambiente da cibercultura. Todo esse direcionamento teórico, ainda que aparentemente difuso, visou captar algo que se aproxime de um senso comum entre modelos divergentes de análise da sociedade, ou ainda, da organização como fenômeno social inserida no ambiente da humanidade digitalizada.

Nestes capítulo foram construídas as redes teóricas oriundas de uma pesquisa bibliográfica influenciada pela visão de mundo do autor, contudo esta visão também fora reconstruída e influenciada pelas bibliografias consultadas, através de um ciclo interativo e dialético de construção do conhecimento. Nesse sentido, o modelo teórico elaborado não se apresenta como uma verdade para o objeto, é um processo de construção que ocorre ao longo de toda a pesquisa e, mesmo se apresentando como verdade, esta não será absoluta e estará sempre comprometida ao objeto e ao contexto do estudo, porém proporcionará indícios para pesquisas semelhantes. A construção teórica serve, inicialmente, para realçar os fenômenos que deverão ser aprofundados, conforme foram ressaltados acima, e para a escolha da unidade de análise de pesquisa.

De acordo com Silva, Godoi e Mello (2006), o estudo de caso é indicado especialmente para a exploração de processos e comportamentos dos quais se tem uma compreensão limitada, pois desempenham um importante papel ao possibilitar a geração de hipóteses explicativas e a elaboração de teoria. A conceitualização e a abstração propostas podem ir de simples relações interacionais até a elaboração de uma teoria. Entretanto, neste