Página:As organizações no ciberespaço.djvu/27

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


sobre as funcionalidades e características da Wikipédia. De acordo com Oliveira (2007), a pesquisa exploratória visa oferecer uma explicação geral sobre determinado fato, através da delimitação do estudo, levantamento bibliográfico, leitura e análises de documentos. Proporcionam uma explicação geral e serve como base para um estudo mais amplo.

Ainda segundo a autora, a pesquisa descritiva vai além do experimento, busca analisar os fatos e fenômenos através de uma descrição detalhada da maneira como estes se apresentam. É uma análise em profundidade frente à realidade pesquisada. É uma pesquisa abrangente e permite análises sob aspectos sociais, políticos, percepções de grupos, comunidades, dentre outros. Também pode ser utilizada para compreender comportamentos e transformações.

De acordo com Chizzotti (2006), na fase inicial é indispensável realizar uma análise na literatura existente sobre o caso para elaborar as primeiras noções frente ao assunto. Portanto, ocorreu uma busca por outros trabalhos que tiveram o mesmo objeto de pesquisa, desta forma também foi possível absorver mais informações e verificar se não havia redundância na proposta elaborada. Tal redundância não foi encontrada nos trabalhos pesquisados.

A fase exploratória compreendeu os meses de novembro e dezembro do ano de 2007 e os meses de janeiro e fevereiro do ano de 2007. Tal etapa forneceu subsídio para a elaboração do capítulo VI- A organização dos pares na Wikipédia, onde se apresentam algumas informações relevantes sobre a unidade de análise. Tanto aquelas encontradas no próprio objeto, quanto as provenientes de pesquisa bibliográfica.

Entretanto, somente o uso da pesquisa exploratória não seria satisfatório para obter informações mais detalhadas sobre a estrutura de funcionamento do projeto enciclopédico digital, foi necessário lançar mão de alguns instrumentos de coleta de dados. De acordo com Yin (2001), a coleta pode ser realizada através, principalmente, de seis fontes de evidências: documentos, registros em arquivos, entrevistas, observação direta, observação participante e