Página:As organizações no ciberespaço.djvu/32

Wikisource, a biblioteca livre

simplesmente coletar informações sem oferecer nada em troca. Nenhuma informação dada foi incorreta, apenas se julgou necessário publicá-las para que houvesse uma empatia do integrante da comunidade com a pesquisa e/ou pesquisador.

Por se tratar de um trabalho qualitativo, se julgou pertinente utilizar os integrantes da "Lista de usuários por número de contribuições", com aproximadamente 90 nomes de usuários, como foco de possíveis respondentes da pesquisa. Portanto, foi enviado um convite para cada um destes nomes onde havia algumas informações sobre o pesquisador e o escopo da pesquisa. Em um primeiro momento houve a intenção de realizar somente entrevistas através de comunicador instantâneo. Entretanto, alguns integrantes do grupo e que se manifestaram interessados em participar da pesquisa preferiam responder de forma assíncrona. Em virtude da aplicação de uma entrevista em caráter piloto onde não surgiu qualquer interpretação dúbia ou necessidade de maiores orientações ao entrevistado se julgou viável o envio do roteiro via correio eletrônico com o formato de questionário aberto. O usuário que indicou o pesquisador que havia realizado seu trabalho tendo como objeto a Wikipédia foi o primeiro respondente da entrevista, em caráter de teste, como entrevista piloto.

Após o envio dos convites se iniciou a fase de aplicação das entrevistas. No total foram 18 entrevistas respondidas, destas 7 através de comunicador instantâneo e outras 11 por correio eletrônico. Entre os 18 entrevistados apenas 1 não integrava a lista dos maiores contribuidores do projeto, além disso, 2 são burocratas e 9 administradores. Ainda, houve entrevistados residentes no Brasil, Portugal, Moçambique e Guiné-Bissau. Essas considerações servem para validar o caráter qualitativo da pesquisa, uma vez que são entrevistados ativos na comunidade e com diferentes graus de liberdade no uso do software. Após os 18 respondentes, julgou-se suficiente as informações coletadas dada a qualidade da amostra em função do tipo de pesquisa.