Página:As organizações no ciberespaço.djvu/84

Wikisource, a biblioteca livre

75 políticos precisa realizar um cadastro simples, porém não há nenhum termo de compromisso que ele deve aceitar. Após realizado o cadastro visualizará a seguinte mensagem de boas- vindas:

"A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura dos textos de apoio antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia." (WIKIPEDIA, 2008)

Neste momento o novo usuário é convidado a ler e refletir sobre as políticas pré-estabelecidas, porém, diferente do que acontece na maioria dos sites que oferecem algum serviço na rede, não há um "termo de uso" que prevê regras e sanções. Esse fato não implica na ausência de regras e sanções, contudo demonstra ao novo usuário que há um processo de construção permanente destas políticas e o induzem a buscar por informações para, caso julgue cabível, as contestar num processo de debates, onde deverá prevalecer o consenso.

O consenso é considerado como uma das bases do projetos[1] e é obtido de maneira contínua durante os processos decisórios referentes à comunidade e no decorrer das edições dos artigos. Cada artigo representa o consenso num determinado momento, ele poderá mudar e poderá ser discutido em qualquer momento. Em casos extremos os administradores utilizam seus poderes no software para bloquear uma página que sofre uma guerra editorial. De acordo com a própria Wikipédia, um consenso não significa necessariamente que todos concordam com o resultado, porém todos concordam em tolerar e conviver com este resultado, ainda que temporariamente até que haja mais argumentos para alterar o consenso.

A Figura 2 extraída do site indica como ocorre e se modifica um consenso:

  1. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Consenso> Acesso em 22 de mai 2008.