Página:As organizações no ciberespaço.djvu/87

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


VII A WIKIPÉDIA PELOS WIKIPEDISTAS

"Entre os utopianos, todos conhecem as leis, já que elas são, como eu disse, pouco numerosas, adota-se como mais eqüitativa a interpretação ditada pelo bom-senso."

A Utopia, Tomás Morus

Neste capítulo são apresentados e analisados os dados obtidos de acordo com o método descrito no capítulo II. Os resultados das entrevistas são apresentados em quadros estruturados de acordo com a pergunta aplicada. Os respondentes são indicados pelos números. Os de número 1 até o 7 foram aqueles que se utilizaram de comunicador instantâneo, já os de 8 até 18 são os que responderam por envio do roteiro em correio eletrônico, como questionário aberto. As informações sobre o país de origem e o nível hierárquico na Wikipédia não são especificadas conjunto das respostas para garantir o sigilo do entrevistado. Entre os 18 entrevistados apenas 1 não integrava a lista dos maiores contribuidores do projeto, além disso, 2 são burocratas e 9 administradores. Ainda, houve entrevistados residentes no Brasil, Portugal, Moçambique e Guiné-Bissau. Essas considerações servem para validar o caráter qualitativo da pesquisa, uma vez que são entrevistados ativos na comunidade e com diferentes graus de liberdade no uso do software. Em face da diversidade cultural dos respondentes, manteve-se as respostas na íntegra para melhor analisar as afirmações.

Dos entrevistados, 2 possuem formação até o nível médio, 10 ensino superior completo ou em andamento e 6 com pós-graduação completa ou em andamento. As áreas de formação são diversificadas, englobando humanas, exatas e biológicas. Nesse sentido se verifica que grande parte dos entrevistados possuem um tempo elevado de dedicação ao estudo, principalmente se comparados à média dos países lusófonos, em especial o Brasil.

É possível verificar certa eqüidade nas áreas de ocupação, 6 dos entrevistados são funcionários da iniciativa privada, 6 são estudantes, 4 atuam no ensino ou pesquisa e 2