Página:As relações luso-brasileiras.pdf/8

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
6

Para o Brasil de hoje convergem todos os olhares. Deixou de ser a terra do ouro e dos diamantes para se transformar em vasta arena aberta ás mais levantadas especulações da intelligencia e ás mais audazes e fecundas iniciativas materiaes. O estudo e o trabalho congregam-se para o seu progresso. A liberdade e a paz social acolhem e protegem os desherdados que alli vão buscar pão e esperanças…

As sociedades européas, imbuidas de preconceitos e avassalladas pelos privilegios, trancam o futuro ás classes trabalhadoras. Que lhes resta, senão o recurso da expatriação? O caminho é o Oceano; a Chanaan é a America, a livre e egualitaria America, onde o trabalho é toda a nobreza.

Nós, os portugueses, acompanhamos o movimento geral. A nossa America consiste principalmente no Brasil. Nem podia deixar de ser assim. A raça e a lingua são factores decisivos na escolha do destino.

Nenhuma raça revéla maior resistencia do que a nossa, nenhuma é mais soffredora e tenaz.

Como, porém, estamos desapparelhados para a lucta hodierna ela falta de diffusão do ensino, só excepcionaes qualidades ethnicas[1] explicam a posição que ainda cabe á nossa colonia no Brasil. Seria, no emtanto, indigno occultar, neste momento, que essa colonia se encontra seriamente ameaçada pelos nossos concorrentes. Está, aliás, na consciencia e todos esta

verdade, que uns calam para lisonjear a nossa colonia


  1. «Lá onde nenhuma outra raça medra o português prospéra…» «A elle pertence a palma dos dotes másculos na tarefa dos cruzamentos.. «É a raça privilegiada, é a unica que teve o dom de anullar a seu favor as mais inclementes influencias climatericas.. » «O português é o preferido no serviço das baleeiras norte-americanas e nesse posto o vemos arrostar os frios glaciaes ..» «Na zona tórrida, encontramol-o sempre a prumo, robusto, inabalavel, jovial e altaneiro.» — Dr. Luiz Pereira Barretto. — O Seculo xx sob o ponto de vista brasileiro.