Página:Atravez do Brazil (1923).pdf/13

Wikisource, a biblioteca livre

ha nestas páginas alguma fantasia, ela serve unicamente para harmonizar numa visão geral os aspectos reais da vida brasileira.

Parece-nos ocioso mostrar como, a propósito da leitura de qualquer texto ou página deste livro, se pode dar qualquer lição de português, teórica ou prática. Imagine-se que se trata da primeira página, e que o professor quer ensinar as primeiras noções de morfologia: nada mais fácil do que, palavras variáveis, distinguindo-as das invariáveis: e a observação deste fato – que certas palavras variam de forma,e outras não – levará naturalmente o aluno a compreender que a razão de tais variações é a modificação da idéia correspondente. Desenvolvendo mais a lição, o mestre chegará a ensinar a classificação das palavras, de que a leitura lhe dá copiosos exemplos – substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, verbos, advérbios, etc; e, como fecho, virão os exercícios de vocabulário.

Vejamos a lição de instrução moral. É mister começar o curso fazendo a criança observar a sua situação moral no seio da família, - os laços e deveres de afeto que ligam as pessoas de uma mesma família. Diz o livro de leitura na primeira página” era a primeira vez que se separava dos filhos depois da morte da mulher...” Aí o professor estudará com a criança as condições dessa família em particular, e as condições de “família” em geral; mostrará as duas acepções em que o termo é usado, - para significar o conjunto das pessoas que vivem na mesma casa, sob um mesmo teto e sob a direção moral de um chefe, - e o conjunto de todos os parentes;