Página:Atravez do Brazil (1923).pdf/15

Wikisource, a biblioteca livre

são as costas, baías, penínsulas, etc.; depois, é fácil indicar os outros acidentes geográficos: rios, vales, ilhas, lagos, etc.

Suponhamos agora que é preciso iniciar o ensino de “lições de cousas” – noções de cosmografia e de ciências físicas e naturais, o dia e a noite, estados dos corpos, seres vivos e seres inertes ou mortos... logo no primeiro capítulo do livro, está: “O sol nascera cercado de nuvens de fogo...” Essa frase será o pretexto para a primeira lição de cosmografia. A propósito das “baforadas de fumaça da máquina”, virá o estudo dos três estados dos corpos; e, aproveitando os “blocos de pedra”, os “campos” e os “bois”, de que trata o mesmo capítulo, o mestre levará a criança a reconhecer que todos os seres se distribuem em duas categorias, perfeitamente distintas: seres vivos e seres inertes.

Deste modo, sob a sugestão das mesmas páginas, todo o programa pode ser ensinado. Qual a vantagem? É que todo o ensino fica assim harmonizado, como irradiação ou desenvolvimento de uma só leitura; e essa leitura é bastante, a todo o momento, para evocar os conhecimentos adquiridos, que dessa forma se assimilam muito mais fácil e naturalmente.

Neste livro existem e entrelaçam-se, por meio de mútua sugestão, todas as noções que a criança pode e deve receber na Escola; e, ao mesmo tempo, a sua leitura, representa por si mesma uma visão geral do Brasil, um conhecimento concreto do meio no qual vive e se agita a criança; e deste modo se consegue isto, que é a grande aspiração do ensino