Página:Autobiografia de D. Francisco de São Luís Saraiva, Bispo Reservatário de Coimbra, Conde de Arganil (21 de Julho de 1838).pdf/3

Wikisource, a biblioteca livre

arte de escrever, e de formar o estudo. Por esses mesmo tempos estudei tambem as linguas franceza, e italiana.

Em 1785, findos os 3 annos do collegio de Filosofia, fui mandado para o Collegio de S. Bento de Coimbra: e fazendo logo os exames preparatorios de Latim, Filosof. Racion. e Mor., Rhetorica, e Geometria, entrei, no Outubro desse mesmo anno, nos estudos da Faculdade de Teologia, nas Aulas da Universidade, frequentando também, durante o curso, as linguas hebraica, e grega, em que fiz exame com approvação.

No 3.º anno do Curso de Teologia, instituio o Governo premios, que devião distribuir-se em cada Aula de todas as Faculdades aos dous estudantes que mais distinctos se julgassem em talento, applicação e costumes. Eu tive a fortuna de os obter em todos os annos que ainda restavão do meu Curso, que forão o 3.º, 4.º, e 5.º.

Depois da Formatura, frequentei o 6.º anno, no fim do qual fiz, e defendi as Conclusões magnas e feito o exame privado fui admittido ao grao de Doutor, e o recebi em 1791.

No anno de 1794 obtive da Academ. R. das Sciencias de Lisboa a medalha de ouro, em premio