Página:Autobiografia de D. Francisco de São Luís Saraiva, Bispo Reservatário de Coimbra, Conde de Arganil (21 de Julho de 1838).pdf/4

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

da Memoria que offereci ao concurso d'aquelle anno. O programma era Comparação entre a Vida de D. João de Castro por Jacintho Freire de Andrade, e a Vida de D. Paulo de Lima por Diogo do Couto, tanto pelo que respeita ás qualidades de historiador, como á locução e estilo.

Pouco tempo depois fui nomeado Socio Correspondente da Academia, mais depois Socio Livre, e ultimamente Socio Effectivo, ao presente, Director da Classe das Sciencias Morais e Bellas Letras.

Por estes annos, e já antes de receber o Grao de Doutor, tendo feito Opposição ao Magisterio das Cadeiras domesticas da Congregação, e sendo promovido nellas, fui encarregado de fazer aos estudantes religiosos do Collegio de Coimbra as prelecções de differentes materias, já como substituto, já como proprietario, desde o anno de 1788 em diante. Em hum destes annos ensinei a Arithmetia, Algebra, Geometria, e Trigonometria, pelo compendio de Mr. de La Caille.

Em 1798, no Capitulo Geral Benedictino, fui eleito (com dispensa da idade do habito, que ainda não tinha completa) Secretario da Congregação de S. Bento, e depois, em triennios seguintes,