Página:Autobiografia de D. Francisco de São Luís Saraiva, Bispo Reservatário de Coimbra, Conde de Arganil (21 de Julho de 1838).pdf/6

Wikisource, a biblioteca livre

tinha feito completissima colheita em varios aquivos do reino, e no geral da Torre do Tombo, que por muitos annos frequentou.

Em 1805, abrindo-se Concurso Geral em todas as Faculdades da Universidade de Coimbra, dei a ella o meu nome, e tive a boa fortuna de obter a approvação unanime de todos os Lentes da Faculdade de Theologia, unanimidade que se requeria para ser conservado na classe de Oppositor, segundo a lei que, que regula o concurso.

No anno seguinte fiz, e entreguei a Dissertação que a mesma exigia igualmente dos Oppositores, e também tive a fortuna de obter igual approvação. Para esta Dissertação escolhi na Professia de Ezechiel o cap. XXX v. 5. Ella deve estar no arquivo da Universidade assim como a outra Dissertação que li, e sustenti nas Conclusões Magnas, sobre o Genesis, cap. XI, v. 7 &c.

Em 1808 levantando-se a provincia do Minho contra os Francezes, e achando-me eu em retiro na villa de Ponte de Lima, minha patria, fui nomeado e chamado para a Junta; que se estabeleceo em Vianna do Minho, sem até hoje saber, a quem fui devedor de tão perigosa honra.