Página:Autobiografia de D. Francisco de São Luís Saraiva, Bispo Reservatário de Coimbra, Conde de Arganil (21 de Julho de 1838).pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A 20 do mesmo Julho de 1821, recebi por Aviso da Secretaria de Estado a participação de que S. Mag. me havia feito a extraordinaria e inesperada honra de me nomear Coadjutor e futuro Sucessor do Bispado de Coimbra concedendo-me outro sim a futura sucessão do cargo de Reformador Reitor da Universidade de Coimbra.

Esta honra, que com toda a razão chamo extraordinaria e inesperada fixou a epoca, em que contra mim se desencadearão todas as furias da inveja e da malevolencia, e foi huma das mais poderosas causas dos meus posteriores infortunios.

Bem conheço eu, que o salto era demasiadamente grande para a minha mediocridade, e assim o disse ao respeitavel e benefico Monarca: mas não esteve na minha mão declinalo.

O Ex.mo S.r D. Francisco de Lemos, que dignissimamente occupava ambos aquelles eminentes cargos, resignou logo o de Reformador Reitor da Universidade; e eu fui consequentemente entrar no exercicio delle, tomando posse em 20 de Outubro de 1821. — Seja-me permittido ter a vaidade de dixir que no governo da Universidade tive sempre a mais constante e sollicita attenção