Página:Aviario brasilico ou Galleria ornithologica das aves indigenas do Brasil.pdf/22

Wikisource, a biblioteca livre
10
ornithologia fundamental

que se vem na parte posterior da canella dos pássaros, como no Faisão, Gallo, e Perdizes.

     Cornete: o esporão, que se ve na cabeça, como na Palamedea, e Penepole Satyra (a).[1]

CAPITULO III.
Da historia das Aves.
§. XI.


A Historia das aves consta do Delineamento, Habitação, Região, Arribação, Desposorios, Construcção do ninho, Postura, Choco, Entretinho.

     Delineamento: consta da Descripçào , e da figura. Huma, e outra, sendo possivel, devem ser muito exactas.

     Habitaçaõ: deve accusar os lugares, em que vivem : ex. gr. se no mar, se no golfo, se nos lagos, se nos rios, se nos paues, se nas praias, se nos campos, se nas matas, se nos povos, se nos bosques, se nos montes, se nos rochedos.

     Regiaõ: accusa o lugar, se entre os tropicos, se nas zonas temperadas, se dentro dos circulos polares do Sul, ou do Norte, declarando o Rieino, Provincia, ou Paiz, em que mora.

     Arribaçaõ: expõe os lugares, para onde se mudão no verão, e no outono as aves de arribação, como Adens, Galinhas, e outras que não invernão nos lugares frios, para onde caminhão; e de que modo formão o seu bando; o tempo, em que se ausentão, e voltão, regulado este pelo Kaiendario de Flora. (Confira-se a Dissert. sobre a arribação.)

     Desposorios: quaes sejão as aves, que vivão em Polygamia, ou Monogamia; de que modo se acariciem: se com atitos, chilros, ou modulações; se com brincos, se com beijos , etc.

     Construcçaõ do ninho: com que modo o fabricão. Se são pendentes, se nadadores, se abobadados, se aburacados, e também de que materia individua, e em que lugares são construidos: se em terra, se debaixo della, se nas arvores, se nos rochedos, etc.

     Postura: quantos ovos communmente põem, e de que cor estes são tintos. O ovo (B) (b)[2] consta da gemma (b), em a qual se vé hum ponto, que sobresahe, (a) rodeado por todos os lados da clara, que quanto mais se avisinha á gemma, tanto he mais gluinosa, e tanto menos, quanto mais della se aparta. As chalazas, ou caroços, á maneira de huma pellicula encarnouçada, a huma, e outro lado, lhe formão os dois polos. A vexiga aérea (e) reside entre huma, e outra tunica junto á base do ovo. A casca o cobre totalmente em torno.

     Choco: que tempo gastão em fomentar os seus ovos; se he a mãi só, como praticão as polygamas, ou se ambos os consortes revesão este dever; se o marido traz a sua conjuge o entretinho, ou se esta a si mesma se providencea a este respeito.

     Criaçaõ: com que modo dão o alimento aos borrefos tirados de fresco; de que biscato usem, se de insectos, se de grãos, se de bagas, se de hervas, se de peixinhos; se os pais nada mais facão, do que mostrar-lhes o biscato, ou se além disso o espicação em sigalhos; se tendo-o antes engolido, lho introduzem na boca por vomito. De que modo, e por quanto tempo os aqueção debaixo das azas.

     Entretinho, ou Cevo: qual seja o de que qualquer ave use para seu pasto.

  1. (a) Ave da índia esp. cong. ao Jacupema do Brasil.
  2. (b) Veja-se a estampa no fim.